terça-feira, 15 de abril de 2008

Qual o problema com Gustavo Nery?



Gustavo Nery é um jogador que faz parte de um grupo de profissionais que por algum motivo estancaram no crescimento de sua carreira. Geralmente são atletas com capacidade, habilidade e predisposição para conseguir um crescimento fácil e exposição justamente por serem privilegiados com o dom de jogar futebol de uma maneira mais fácil que para outros jogadores. Pois Gustavo Nery surgiu assim, um lateral diferenciado, rápido, com grande domínio de bola e que ainda cobrava bem faltas.

Sua carreira começou no Santos FC entre 1994 e 99, defendeu o Coritiba em 1997, o Guarani em 2000 e o São Paulo FC entre 2000 e 2004. Estava no Werder Bremen (Alemanha), quando em 2005 foi contratado pelo Corinthians e fez sua estréia em 9 de março na partida Cianorte 3 x 0 Corinthians.

Atuando muito bem pela lateral esquerda, ajudou o Corinthians a conquistar o título de Campeão Brasileiro de 2005. Alem disso chegou a ser reconhecido pela CBF(Confederação Brasileira de Futebol) como o melhor lateral esquerdo do país no ano de 2005, sendo assim um dos jogadores da Seleção do Brasileirão, mas acabou não jogando pois o jogo seria contra o Corinthians (time no qual ele foi campeão). Seu desempenho o credenciou a disputar, e vencer, a Copa América de 2004 pela Seleção Brasileira e a ser convocado diversas vezes para amistosos e partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em 2006, porém, Gustavo não repetiu as boas atuações pelo Corinthians e acabou ficando com a fama de jogador chinelinho (pois sempre estava ausente dos jogos do Timão) e como consequencia não foi convocado para a Copa do Mundo, perdendo a vaga para Gilberto do Hertha Berlim.

Em 2007, se transferiu para o Real Zaragoza da Espanha, onde não apareceu muito nem mostrou bom futebol, assim acabou voltando para o Corinthians, onde continuou tendo atuações abaixo da crítica junto com vários companheiros o que acabou levando o Corinthians a ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2008, surgiu uma nova possibilidade de se reerguer na sua carreira, o Fluminense e Renato acreditaram em uma volta por cima de Gustavo Nery e seu futebol. Isso o levou a assinar um contrato de dois anos com o Fluminense, onde jogaria a Libertadores pelo clube Tricolor.

No entanto, as poucas apresentações de Gustavo Nery com a camisa do Flu foram novamente abaixo da crítica. Nos próprios treinamentos Gustavo se mostrou um jogador desinteressado e com pouco empenho, o que fez com que ele jamais conseguisse ameaçar o titular Junior César.

Como dito no início, Gustavo Nery vive hoje da fama que construiu até 2005, de lá pra cá nunca mais demonstrou o mesmo futebol, não porque não o tenha, mas porque lhe falta vontade. Infelizmente este tipo de acomodação é mais comum do que se pensa e hoje mesmo temos vários exemplos no futebol brasileiro de jogadores, que assim como Gustavo, vivem da fama de determinado momento passado da carreira, jogadores de habilidade, que poderiam quem sabe ter o mundo a seus pés se tivessem a vontade e o empenho para tanto, mas que infelizmente desperdiçam o talento que Deus lhes deu.

E assim estes atletas vão pulando de clube em clube sem nunca se firmar, como é o caso de Gustavo Nery que nesta terça teve o contrato rescindido com o Fluminense.

Nenhum comentário: